No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros
Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário
Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.
Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
Reutilize a água da lavagem roupas. A cada ciclo de uma máquina de cinco quilos são gastos 135 litros. Essa água pode ser coletada. A que vem da primeira lavagem, com sabão, pode ser usada para dar descarga e lavar o quintal ou o carro. Já o segundo enxague da máquina, “a água do amaciante”, mais limpa, pode abastecer a próxima lavagem. “Casas com muita gente podem usar o enxague das roupas brancas para lavar as coloridas”, diz Gabriela, do Instituto Akatu. “Também é importante, dentro lavanderia, acumular o máximo de roupa possível antes de lavar.”